Seu império estendia-se da Gana central para o Togo dos dias atuais e Costa do Marfim. Hoje, a monarquia Ashanti continua como um dos estados tradicionais constitucionalmente protegidos, sub-nacional dentro da República de Gana.
Origens
Os Ashanti ou Asante são um importante grupo étnico do Gana. Eles foram um poderoso povo, militarista, e altamente disciplinado da África Ocidental. A antiga Ashanti migrou das imediações da região noroeste do Rio Níger após a queda do Império Gana, em 1200. Evidência disto está nas cortes reais dos reis Akan,mas reis Ashanti cujas procissões e as ceremônias mostram resquícios de antigas ceremônias de Ghana. Etno linguistas têm comprovado a migração por detecção e uso da palavra e por língua padrão ao longo da África Ocidental.
Por volta do século XIII dC, o Ashanti e vários outros povos Akan migraram no cinturão de floresta da Gana atual e estabeleceram pequenos estados no país montanhoso em volta da Kumasi atual. Durante o período do Império Mali, o Ashanti e o povo Akan em geral, ficaram ricos pelo comércio de ouro extraído do seu território. No início da história Ashanti, este ouro foi negociado com os importantes impérios de Gana e Mali.
Contudo alguns historiadores que ronaldam, mantêm que os Ashanti são os descendentes daqueles etíopes mencionados pelos historiadores gregos, Diodorus Siculus e Herodotus, e que eles foram dirigidos para o sul por um exército egípcio conquistador.
Formação do reino
A organização política Akan centrada em vários clãs, cada uma chefiada por um chefe supremo ou Amanhene. Um desses clãs, o Oyoko, assentados na sub-região de floresta tropical do Gana, estabelecendo um centro em Kumasi. Durante a elevação de outro Estado akan conhecido como Denkyira, Ashanti passou a tributário.
Mais tarde em meados de 1600, o clã Oyoko sob a chefia de Oti Akenten começou a consolidar outros clãs Ashanti em uma confederação livre que ocorreram sem destruir a autoridade suprema de cada chefe sobre seu clã. Isto foi feito em parte por agressão militar, mas em grande parte por uni-las contra a Denkyira, que anteriormente tinham dominado a região.
Fonte: Wikipédia
Cara, muito bom esse blog, bem informativo, eu rodando pela net apanhando para encontrar informações das diversas etnias e reinos africanos e seu blog concentra muitos deles, ainda bem que encontrei. Parabéns!!!!
ResponderExcluirParabéns, o melhor blog sobre A AFRICA, muito bom mesmo!
ResponderExcluirNEGRO
Excluirso pode ser sua mae
ExcluirSou Negro mesmo filho da puta
ExcluirNEGRO
ResponderExcluirsua piranha
ExcluirBranco, vai arrumar um emprego seu preguiçoso!
ExcluirBRANCO IMUNDO!!!
ExcluirSOU NEGRO E COM ORGULHO!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns!! Ajudou muito... Estou fazendo um trabalho sobre África e seu blog foi um achado...
ResponderExcluirEu queria saber sobre a resistencia ashanti alquem ai sabe
ResponderExcluirAtraves do acesso aos Registros Akashicos foi-me dado o nome Ashanti.
ResponderExcluirConclui intuitivamente que talvez tenha vivido nesta sociedade Africana.
Parabéns pelo artigo. Muito informativo. Curiosamente, cheguei a seu blog após rever um episódio do desenho animado "Super Choque", em que o herói visita a África. É citado brevemente o Império Ashanti
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho de pesquisa!
ResponderExcluirmariaemm58@gmail.com
ResponderExcluirmuito bom vlw
ResponderExcluir[
ResponderExcluirCheguei no seu blog por conta de um episódio do "Quem dá mais", aonde um dos caras comprou um vaso da cultura Ashanti. Atiçou minha curiosidade, até então achei que era coisa de filme e desenho animado apenas.
ResponderExcluir