sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Núbia

A Núbia é a região situada no vale do rio Nilo que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão mas onde, na antiguidade se desenvolveu o que se pensa ser a mais antiga civilização negra de África(baseada na civilização anterior do Baixo Egito, que deu origem ao reino de Kush, que existiu entre o 3º milênio antes de Cristo e o século IV da nossa era.


Ruinas da cidade de Meroé.

Este reino foi então dominado pelo reino de Axum e aparentemente, os núbios formaram novos pequenos estados fora da região ocupada. Um deles, Makuria tornou-se preponderante na região, assinando um pacto com o Egipto islâmico para conservar a sua religião cristã (copta), que conservou até ao século XIV, quando foi finalmente submetida aos árabes dominantes, mais precisamente dominada pelos Turcos Mamelucos por volta de 1315. Eles impuseram sua religião muçulmana e colocaram no poder um príncipe Núbio convertido ao Islã.

No entanto, a parte sul conservou-se independente, como o reino de Sennar, até ao século XIX, quando o Reino Unido ocupou a região. Com a independência dos atuais estados africanos, os núbios ficaram divididos entre o Egipto e o Sudão.

Nesta região, na grande curva do Nilo, na parte sudanesa, encontram-se as ruínas das cidades de Napata, perto do monte Gebel Barkal, e Meroe que foram inscritos pela UNESCO, em 2003, na lista do Património Mundial.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► A Majestosa Civilização de Cush

► A Núbia Cristã caiu como fruto maduro

15 comentários:

  1. affs e muito ruin so muito asarenta de pega esse trabalho booo eu de odseo

    ResponderExcluir
  2. Nos livros de Cheik Anta Diop fala mais sobre o Egito e a Núbia negra

    ResponderExcluir
  3. Nos livros de Cheik Anta Diop fala mais sobre o Egito e a Núbia negra

    ResponderExcluir
  4. SITE TOTALMENTE INCRÍVEL!!! D+ ADOREI!!!

    ResponderExcluir