sábado, 22 de maio de 2010

A Cavalaria Númida

A Cavalaria Númida era um tipo de cavalaria ligeira desenvolvida pelos númidas, foi utilizada principalmente por Aníbal durante a Segunda Guerra Púnica.


A Cavalaria Númida empurrando os Romanos para o rio Trebia, 218 a.C.

Eles foram descritos pelo historiador romano Tito Lívio como "de longe os melhores cavaleiros na África."

Os cavalos usados pelos númidas, ancestrais do cavalo árabe, eram menores que os da contemporânea cavalaria romana e foram bem adaptados para um movimento mais rápido. Para economizar peso, os cavalarianos não usavam uma sela ou cabeçada e armadura. Seu armamento consistia principalmente de lanças, dardos, escudo e uma espada curta.

Devido a sua perícia e agilidade, eram mais adequados para ataques rápidos e, em seguida, dispersava-se, uma tática eficaz para assediar o inimigo e dividir suas formações. Na invasão de Aníbal durante a Segunda Guerra Púnica mais conhecida pelo uso de lentos elefantes de guerra, foi também empregada a cavalaria númida onde o movimento mais rápido era necessário, como atrair os romanos em uma armadilha na Batalha de Trebia e para a luta em seu flanco direito.

A cavalaria númida era amplamente conhecida e não lutou só no exército cartaginês, mas em outros exércitos da época, como os romanos empregaram cavaleiros númidas contra o próprio Aníbal na batalha de Zama.

Séculos depois, os númidas lutaram no exército romano em unidades separadas de cavalaria ligeira (Equites Numidarum ou Maurorum).

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

2 comentários: