domingo, 31 de janeiro de 2010

Reino de Luangu

O Reino de Luangu foi um estado pré-colonial africano aproximadamente do século XV ao XIX, agora a República do Congo.


O Rei do Loango, final do século 17.

No seu auge no século XVII o país expandiu-se de Mayombe no norte até quase à foz do rio Congo. Os habitantes falavam um dialeto do Norte da língua kikongo (quicongo) também falada no "Reino do Kongo" (Reino do Congo).

As origens do reino não são claras. A mais antiga sociedade complexa na região estava em Madingo Kayes, que foi já um acordo a povoação multi-sítio, no primeiro século D.C. No entanto, mais tarde desenvolvimentos na região são obscuros. Luangu não é mencionado nos contos dos viajantes da região no início, nem é mencionado nos títulos do Rei Afonso I do Congo em 1535, apenas Kakongo e Ngoyo, são seus vizinhos do sul, e o primeiro conto escrito do país no final dos anos 1580 conta da tradição que uma vez tinha sido sujeito ao Reino do Kongo, mas nessa altura tinha tornado-se amigo e aliado só do Congo.


Estilos de roupas do Reino de Loango, século 17.
Descrição de l Afrique (Amsterdam, 1686)

Tradição mais detalhada registrada por visitantes holandeses nos anos 1630 referem que o reino era originalmente uma parte de Kakongo, ela própria, uma vez uma parte do Congo, que separou-se para se tornar independente, provavelmente por volta de 1550.

Fonte: Wikipédia

Um comentário: