sábado, 22 de maio de 2010

Washupayas

Os Washupaya habitavam o sul da África Central, mais precisamente nas atuais República do Congo e Chade. Sua língua era a "A'uiwashu" do tronco lingüístico Macro-Jê, idioma rudimentar que se baseava na contração de sons observados na natureza.

Tinham como atividade predominante a caça, a pesca e a coleta de frutos e palmeiras, esta última feita de forma peculiar, de ponta-cabeça, pois acreditavam que precisavam se sacrificar de alguma forma para merecer o alimento que a terra dá.

Tinham uma organização tipo dualista (vida-morte, sol-lua) e essa percepção da vida como um todo divide tudo permanentemente em metades opostas e complementares. Esta é a chave da cultura dos Washupaya, sempre mantida como fundamento da sua maneira original de ser, pensar e viver.

Entre suas práticas esportivas encontradas através de forte pesquisa arqueológica está o denominado "Wiwashu", que se baseava nos movimentos de pedras retangulares, com um elemento da tribo posicionado em frente ao outro. Quem fizesse movimentos mais graciosos segundo as Ashupayas fêmeas era nomeado o líder da tribo.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário