domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bubis

Os Bubi ou Bube são um grupo étnico da África localizado principalmente na Guiné Equatorial.



Antes de meados do século XX eram o grupo maioritário na ilha de Bioko, mas atualmente são uma minoria no país. Sua origem é produto de diversas migrações entre os séculos V e XVIII provenientes do sul de Camarões e da área continental do Rio Muni. A estes se somariam posteriormente alguns elementos fugitivos da escravidão em São Tomé e já no presente século Krumanes procedentes de Serra Leoa, assim como elementos crioulos produto da miscigenação na cidade de Santa Isabel, hoje Malabo.

Lingüística

A língua Bohobé ou bubi possui três variante: Norte, Sul e Centro-Leste. Conserva arcaísmos nucleares do tronco níger-congo, antes de sua ramificação, pelo que se considera que é uma das mais antigas da África, tem caráter tonal e destaca pela divergência de vocábulos segúndo o gênero. Tem gramática própria e dicionários desenvolvidos pelo professor Justo Bolekia Boleká.

Política

Tradicionalmente, o povo Bube tem monarquia própria que se remonta ao século XVII. Nos princípios do século XIX, o território da ilha estava dividido em cantões, governados por Botukus ou condes. O rei governava mediante a Lojuá, uma milícia de recrutamento rotativo armada com varas.

No sistema pos-colonial, os bubes dispuseram de pouco poder político, já que dominou a maioria étnica Fá ou Fang, ainda que é costume que o Primeiro Ministro da Guiné Equatorial, como Miguel Abia Biteo Boricó e outros membros do Gabinete, sejam bubes.
O "Movimento para a autodeterminação da ilha Bioko", (MAIB), liderado por Weja Chicampo Puye, é a principal força política que aglutina as aspirações de auto-governo do povo Bube.

Fonte: Wikipédia

Um comentário: