sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reino de Janjero

O Reino de Janjero ou Yamma foi um pequeno reino localizado no que hoje é a Etiópia. Ele ficava a oeste do Reino de Jimma e ao sul do Reino de Garo.

História

Janjero é mencionado pela primeira vez em uma canção de vitória de Yeshaq I para o pagamento de tributo em cavalos. Os primeiros reis de Janjero pertenceram à dinastia Halmam Gama, que foi expulso pelo clã Mwa vindo do norte.

Em 1844, os guerreiros do Reino de Jimma derrotaram o exército de Janjero, e o rei de Janjero foi feito prisioneiro. Ele recuperou a liberdade em 1847, e retomou sua luta contra seu poderoso vizinho mais.

Jimma conquistou grande parte de Janjero em 1880. O resto do reino foi anexado no reinado de Menelik II, em 1894, e seu último rei, Abba Bagibo, fugiu para Gurage, mas finalmente apresentou-se ao imperador Menelik.

Durante a reorganização das províncias em 1942, o antigo reino foi absorvido para tornar-se parte da província de Kaffa. No entanto, com a nova Constituição de 1995, a área de Janjero tornou-se o especial Woreda Yem, formando o enclave da Região Oeste do rio Omo.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário