sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reino de Koya

O Reino de Koya, Temne Koya ou Temne Unido (1505-1896) foi um estado Africano no norte da atual Serra Leoa.

O reino foi fundado pelo grupo étnico Temne ou por imigrantes do norte em torno de 1505 em busca de comércio com o litoral Português, no sul.

O reino foi governado por um rei chamado Bai Ou Obai. Os sub-reino dentro do Estado eram governados por nobres intitulados "Gbana". O Reino Koya manteve relações diplomáticas com os britânicos e franceses no século18. Filhos dos nobres Temne foram autorizados a buscar conhecimento ocidental no exterior. Koya também tinha negócios com os Estados islâmicos ao norte.

Sob o reinado de Nembanga(1775-1793) o reino Koya assinou um tratado, tornando possível o estabelecimento de uma colônia britânica na península de Serra Leoa em 1788.

Koya participou do comércio transatlântico de escravos, embora fontes afirmem que o comércio foi muito mais privatizado do que em outros reinos. Escravos foram negociados na costa de Koya, às vezes, mesmo contra a vontade do Reino.

Entre 1801 a 1807, Koya lutou contra os colonizadores britânicos e Susu. Koya perdeu o litoral norte de Serra Leoa para os britânicos e Port Loko para Susu. No entanto, eles mantiveram o poder na região. Em 1815, os Temne lutaram uma guerra contra Susu e recuperou Port Loko. Em 1841, os Temne derrotaram a tribo Loko de Kasona no Rio Mabaole. Em 1860 em resposta a um ataque britânico, o Reino expulsou os missionários que trabalhavam em Magbela.

O reino tornou-se um protetorado britânico em 31 de agosto de 1896 depois que os reis de Koya perderam praticamente todo o poder. As revoltas dos Temne e Mende, em 1898 foram ferozes, mas inúteis. Os britânicos governam a área do antigo reino até 1961.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário