sexta-feira, 2 de abril de 2010

Gurunsi

Os Gurunsi são um conjunto de grupos étnicos que habitam o Norte de Gana e o sul de Burkina Faso.




História Pré-colonial e Origens

As tradições orais dos Gurunsis consideram que eles se originaram do Sudão ocidental perto do Lago Chade. Embora seja desconhecido quando a migração ocorreu, acredita-se que os Gurunsis estiveram presentes em sua atual localização em 1100 AD. Depois do 15° século, quando os estados Mossi foram estabelecidos ao norte, muitas vezes os cavaleiros Mossi invadiram áreas de escravos Gurunsi, mas os povos Gurunsis nunca foram totalmente subjugados, mantendo-se independentes. Segundo o doutor Salif Titamba Lankoande, em Noms de famille (Patronymes) au Burkina Faso, o nome Gurunsi vem da Língua djerma do Níger da palavra “Guru-si”, o que significa "ferro não penetra". Diz-se que durante as invasões Djerma das terras Gurunsi, em fins do século 19, um líder Djerma com o nome de Babatu recrutou um batalhão de homens indígenas para o seu exército, que depois de ter consumido medicamentos tradicionais, ficaram invulneráveis a ferro.

Partilha

A Conferência de Berlin em 1884, que fez a partilha do continente africano (Partilha de África) entre as colônias européias, viu o francês, o britânico e o alemão reclamando cada parte ou todo do território Gurunsi. Após estabelecer os protetorados de Yatenga (1895) e Ouagadougou (1896), o francês anexou as terras Gurunsi em 1897. Conseqüentemente os Alemães retiraram-se para Togolândia (Gana e Togo moderna), e um acordo anglo-francês em 1898 foi criada oficialmente a fronteira com a Costa do Ouro (atual Gana). Essa partilha dividiu o povo Gurunsi entre sistemas administrativos Francês e britânico, facilitando a divergência política e cultural dos sub-grupos de cada lado da fronteira.

Subgrupos

Existem numerosos sub-grupos étnicos entre os Gurunsi, tais como o Frafra, Kusasi, e Talensi em Gana; e os Bwa, Ko, Lele, Nuni, e Sissala em Burkina Faso. Os sub-grupos Kassena e Nankani habitam os dois países. Embora nem caracterizado por uma linguagem comum nem por instituições políticas comuns, as práticas sociais, econômicas, e religiosas desses sub-grupos são suficientemente semelhantes para que eles constituam uma unidade cultural distinta.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário