terça-feira, 24 de agosto de 2010

As belezas da Ilha do Sal

Pouca gente já escutou falar da ilha do Sal, uma porção árida de terra em Cabo Verde. Pertencente à África, mas com ares europeus, o destino tem uma vantagem para brasileiros: a língua oficial é o português.




História

A ilha deve seu nome à descoberta de uma mina de sal mineral na localidade de Pedra de Lume, em 1833. O seu povoamento iniciou-se no século XIX, tendo pertencido ao concelho da Boavista até 1935. A ilha, praticamente deserta, só começou a ter atividade econômica expressiva com a exploração das suas salinas, tornando-se exportadora de sal até meados de 1980.

Com o objetivo de constituir um ponto de escala para os vôos com destino à América do Sul, em 1939 surgiu na ilha plana, por iniciativa italiana, o "Aeródromo Internacional da Ilha do Sal", projetado pelo Engenheiro Raul Pires Ferreira Chaves. O desenvolvimento da ilha, possibilitado a partir dos anos 30 por um engenhoso incremento na captação de água doce, da responsabilidade do mesmo engenheiro, determinou a migração interna, sobretudo de S. Nicolau para a ilha do Sal.


Ilha do Sal, Cabo Verde.

Considerada a ilha mais "jovem" do país, a sua população tem uma média etária muito baixa e encontra-se na fase de formação da própria identidade. O seu desenvolvimento iniciou-se com a grande procura de mão-de-obra para as salinas mas o seu apogeu só viria a ter lugar nos nossos dias com a construção do Aeroporto Internacional, a maior porta de entrada e saída de Cabo Verde por via aérea.

O Aeroporto Internacional Amílcar Cabral possibilita a exploração de modernos complexos turísticos, que nos últimos 20 anos se vêm instalando principalmente na vila de Santa Maria.

Turismo

Ilha de uma beleza rara onde o mar turquesa e as areias douradas se sobrepõem a uma natureza árida e estéril, é na ponta sul que encontramos a sua maior dádiva.


Praia de Santa Maria.

Na vila de Santa Maria, a praia do mesmo nome é a mais conhecida e explorada turisticamente no arquipélago. Com 8 Kms de extensão, com as suas areias douradas e águas de temperaturas quentes todo o ano, alberga as maiores e melhores unidades hoteleiras do país. O vento, as águas azuis e o sorriso da população são constantes. Ao longo dos anos tem vindo a transformar-se cada vez mais num destino turístico bastante apreciado no mundo inteiro.

Não é só a praia de areais brancas com quase oito quilômetros que a cidade exibe como cartão-postal o grande chamariz. A produção de sal é hoje uma atração para estrangeiros.


Salinas de Pedra de Lume.

Encravadas na cratera de um vulcão extinto, as salinas de Pedra de Lume são um lugar único. Lá é possível entrar em águas quase vinte vezes mais salgadas que a do mar. A sensação é a mesma do mar Morto, no Oriente Médio: é impossível afundar.

Absolutamente divinais e recomendáveis são também os jantares nos restaurantes assentes em plena praia onde o ambiente caboverdiano é exaltado pelos conjuntos musicais que nos embalam no saborear da gastronomia típica, ao mesmo tempo que sentimos os leves sussurros das ondas do mar.

Uma prática corrente no Sal são as expedições todo-terreno para as quais o relevo desta ilha oferece aventuras constantes. Uma delas é a visita, na costa norte da ilha, a um misterioso buraco que se afunda rocha adentro e que somente numa determinada hora do dia, e por causa do grau de incidência dos raios solares, deixa ver o fundo.


Uma das piscinas naturais da Ilha do Sal.

De seu nome Buracona, constitui um bom exemplo de como as águas que banham todo o arquipélago são isentas de qualquer poluição pois o que se avista lá em baixo é água pura devolvendo a luz do sol. Mesmo ao seu lado encontram-se piscinas naturais formadas por algumas concavidades maiores nas rochas e pela rebentação das ondas que as vão enchendo. Não oferecendo perigo algum para quem lá queira mergulhar, é um ótimo local para se passarem momentos diferentes.

Entre este local e a Praia de Santa Maria, a 2 km do aeroporto, situa-se a vila de Espargos, o principal centro urbano da ilha, que tem como guardião o Morro do Coral, do qual se pode admirar o morro de Pedra de Lume, escondendo a salina, e Palmeira, pequena vila piscatória onde se encontra o porto marítimo do Sal e um emblemático viveiro de lagostas.

Quem gosta do mundo submerso também tem sua vez no Sal. Próximo a Santa Maria, a apenas alguns minutos da costa, estão navios naufragados que guardam muitos peixes, moréias e arraias.


Competição de Windsurf na praia de Ponta Preta.

A prática dos mais diversos desportos náuticos é incentivada pelos hotéis que proporcionam aos turistas o necessário para o desfrute de tão boas condições. Os praticantes de windsurf, mergulho e pesca encontram aqui um autêntico paraíso onde é possível promover a organização de campeonatos, alguns de nível internacional, como é o caso do windsurf.

Você vai perceber que muitas coisas no Sal trazem lembranças do Brasil. A discussão sobre futebol é corriqueira, assim como a cervejinha no final do dia. Já os sabores são um pouco diferentes. Não perca os mariscos, a lagosta, as caldeiras de peixe e a catchupa, uma tradicional mistura de carnes, milho, feijão, couve e batata.

Fontes: UOL Viagem / Wikipédia / Morabitur Viagens e Turismo


Leia também!

► As fortalezas marroquinas de Ouarzazate

► Galeria de arte no coração do Saara

► Antigüidade greco-romana deixou marcas na Líbia

► Belezas da África: das cataratas aos safáris

► Dobrando o Cabo da Boa Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário