domingo, 17 de janeiro de 2010

África é o berço da inteligência humana

Sítio arqueológico de Blombos.

A cultura humana nasceu muito antes do que imaginávamos. E na África – não na Europa, como pensavam os estudiosos. Há 77 mil anos, os ancestrais do homem já eram capazes de fazer arte e pensar de forma abstrata. Prova disso são duas barras de argila colorida com desenhos geométricos encontradas no sítio arqueológico de Blombos, a 290 quilômetros da Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2004. As descobertas foram feitas pela equipe do antropólogo americano Christopher Henshilwood, da Universidade de Nova York. “A presença de objetos entalhados de gravuras significa que as habilidades de aprendizagem e a capacidade para o pensamento abstrato estavam presentes entre aqueles homens”, diz. “Essa aptidão para o armazenamento de informações fora do cérebro humano é entendida como cultura, como inteligência.”

Os novos achados refutam a teoria de que o despertar da cultura humana teria ocorrido na Europa, conforme sugeriam pinturas rupestres encontradas em grutas na França, em lugares como Lascaux (a descoberta foi em 1940), Chauvet (em 1994) e Cussac (em 2004), além de Altamira, na Espanha (ocorrida em 1868) – todos esses desenhos encontrados na Europa não têm mais do que 35 mil anos. “Isso indica que o povo africano, de quem nós todos descendemos, era moderno em suas atitudes muito antes de eles chegarem à Europa e substituírem os neandertais”, afirma Henshilwood.

Jóia é sinal de cultura


Jóias descobertas na caverna em Blombos.


Stefan Gan
Fabricar jóias é um sinal de aprendizagem. Isso foi levado em conta pela equipe de Christopher Henshilwood como um dos sinais de que a África foi realmente o berço da inteligência. No mesmo sítio arqueológico de Blombos, os cientistas encontraram 41 peças que acreditam terem sido usadas como ornamentos pessoais. Elas têm 75 mil anos e eram feitas com as conchas de um molusco que habita a região, o Nassarius kraussianus.
Os objetos têm perfurações e marcas de uso. Até então, as jóias mais antigas já encontradas eram mais recentes: tinham cerca de 50 mil anos. “As conchas eram usadas como jóias, símbolos de troca e também para identificação de algum grupo específico. Isso tudo indica que, há 75 mil anos, já existiam formas de os homens se comunicarem uns com os outros”, afirma Henshilwood. “Portanto, podemos dizer que a linguagem humana já estava desenvolvida.”

Racionais

Geometria esperta

Os desenhos geométricos encontrados nas duas peças de argila em Blombos são uma série de losangos. Os pesquisadores só os consideraram manifestações de inteligência porque não são simples rabiscos, e sim símbolos de pensamento abstrato.

Conchas reveladoras

As conchas encontradas em Blombos também serviam como parte de um sistema de troca de presentes conhecido como hxaro. Se uma seca provocasse escassez em uma tribo, esse grupo mudava-se para o território de outro, onde encontrava auxílio com quem tinha estabelecido laços hxaro.

Livro velho

A corrida pelos vestígios humanos mais antigos do mundo é acirrada. O livro O Despertar da Cultura, de Richard Klein e Stanley Ambrose, recém-publicado no Brasil, já chega por aqui velho. O livro relata a descoberta pelos dois de jóias de 50 mil anos na África. Os achados em Blombos os deixaram para trás.

.:: Revista Aventuras na História

15 comentários:

  1. isso é uma fonte histórica ta ligado

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada e fascinada por este blog! Professora, com a tarefa de ensinar tópicos de afrodescendência para adolescentes brasileiros, encontro aqui um berço inesgotável de informação valiosa

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este artigo. Eu procuro um tema sobre a pintura africana, pois a sua arte é mais conhecida pelas suas esculturas em madeira e marfim. Alguém me pode ajudar??

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de informação no sentido de oportunizar um novo olhar contemplativo sobre o berço da humanidade.

    ResponderExcluir
  5. que bom! gostei muito deste blog,coisas que não pude aprender na escola tive a oportunidade de aprender aqui. Valeu apenas em ter visitado. Benvindo Dombel

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste blog. Nasci em Angola e sou fascinada por África e sua história. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Blog maravilhoso! Desde agora, serie uma leitora assídua deste blog. =D

    ResponderExcluir
  8. Informações como estás ajudam a quebrar o conceito negativo que muitas pessoas têm sobre o lindo continente africano.
    Alexandre Correia, Angola.

    ResponderExcluir
  9. Tenho tb feito um estudo recolhendo dados da internet apenas, e tds apontam para a primeira civilizacao datada de 4000C, os Sumerios.
    O mais prior que encontrei, foi vestigios humanos na china 7600AC.
    Mas aqui o autor aponta 75 mil anos atras.
    Alguem me pode esclarecer em que anos o primeiro humano existiu?
    se a terra tem 13.7 Bilioes de anos, se a stone age foi 9300AC, qual entao o dado figedigno da presenca do homem na Terra?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Você pesquisa dados sobre Civilizações, correto?
      Aqui ele afirma que há vestígios de presença humana, isto não significa uma civilização formada.
      Hão diferenças entre presença humana e civilização.
      Quanto as civilizações, existem achados em Gobekli Tepe na Turquia que provam ter havido ali uma civilização mais antiga do que a dos Sumérios.

      Excluir
  10. Olha, este é o meu oásis de informação!
    Muito obrigado e parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir