sábado, 10 de abril de 2010

Arte Ife: uma herança surpreendente e sofisticada da Nigéria

Poucas civilizações na África Subsariana são tão famosas pela sua arte e a sua cultura como a de Ife, antigo reino e terra natal do povo yoruba na Nigéria




Os seus artistas criaram uma obra escultórica única, que se conta entre as esteticamente mais prodigiosas e tecnicamente mais aprimoradas do continente negro.




Técnica e visualmente, as obras de arte da antiga Ife contam-se entre as mais importantes do mundo. Incluem cabeças de tamanho natural e figuras humanas em terracota e bronze, vasos de cobre quase puro – uma façanha que, segundo os peritos, Gregos, Romanos e Chineses nunca conseguiram levar a cabo –, esculturas de quartzo e granito, peças em cobre, pedra e cristal, e também miniaturas de deliciosas representações de animais domésticos e selvagens em terracota e pedra, exemplares dos monumentais menires de granito, expressivas caricaturas de anciãos, figurações de doenças atrozes, monstruosas configurações imaginárias e vívidas figuras de animais.




Trata-se de objectos de grande força visual, complexidade icónica e variedade de formas, que revelam a extraordinária mestria criativa e técnica dos artistas e o gosto dos mecenas e cidadãos de Ife.




A sofisticação alia-se à audácia tecnológica e às notáveis qualidades estéticas e o resultado é uma visão do brilhantismo da civilização Ife, que possibilita a compreensão de preocupações culturais e da profunda importância da arte como testemunho histórico.




Os factores “dinastia” e “divindade” ajudaram a modelar excepcionais obras escultóricas, incomparáveis com outras expressões africanas, recriando, de algum modo, os diferentes âmbitos da cultura Ife, como o político e o religioso.

Situada no Sudoeste da Nigéria, Ife teve o seu apogeu entre os séculos XII e XV, quando foi a capital da região. Na actualidade, a cidade de Ife continua a ser o coração espiritual dos Yoruba. Aliás, de acordo com uma das múltiplas versões da tradição, esta cidade foi o palco escolhido pelos deuses para descerem e criarem o mundo.

Independentemente das inspirações, o certo é que quando se deram a conhecer as primeiras mostras da actividade Ife, o etnógrafo alemão Leo Frobenius adiantou que a única explicação possível para tal semelhança com o realismo idealista do classicismo grego patente nas figuras era uma eventual colónia grega na mítica Atlântida que tivesse levado a arte clássica às selvas da Nigéria. Os especialistas afirmam que foi a partir do ano 1000 que se desenvolveu verdadeiramente a arte escultórica que deu fama a Ife, elevando-a aos píncaros das artes africanas.

Fonte: www.ruadireita.com

11 comentários:

  1. Esse blog é o maximo, adorei seu trabalho, sou universitario do curso de licenciatura em História e um eterno apaixonado pela area, com foque em africanidades e esse blog é uma ferramenta que concerteza será de bom uso


    vlw Valter, parabéns cara pelo belissimo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Nossa estou encantada com este blog, sou graduada em lincenciatura de História atualmente faço história da África estou muito feliz de poder aprimorar meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Sou editor da Rádio História e vou linkar seu blog, já que temos poucos bons trabalhos na área de história da África.

    ResponderExcluir
  4. Valter,
    Sou estudante de Design de Moda, estou fazendo um TI sobre a África, e seu blog me ajudou muito, parabéns pelo seu belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Na Parte Produziram Esculturas Atraentes E Realista Como Cabeça humana Feitas Em. bronze E De Tamanho Natural Eram Especialista Em Custume E Serralheria

    ResponderExcluir