quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reino de Gera

O Reino de Gera foi um dos reinos da região Gibe na Etiópia, que surgiu no século 19

O Reino compartilhou sua fronteira norte com Gumma, a sua fronteira oriental com a Gomma, e foi separada do Reino de Kaffa, ao sul pelo rio Gojeb. A sua capital era chamada ou Chala ou Cira. Seu território corresponde, aproximadamente, com o moderno woreda de Gera.

História

De acordo com Beckingham e Huntingford, há evidências de que a monarquia de Gera existiam antes da migração do povo Oromo. No entanto, a mais velha dinastia terminou com o assassinato de Ganje Tulu em 1840 pelo rei Oncho de Guma, e um novo fundado por Abba Baso.

A população do reino foi estimada em 1880 entre 15.000 e 16.000. O plantio e a colheita de milho em Gera seguia um calendário diferente de Gibe e outros reinos, em Gera era feito o plantio em abril e a colheita em agosto, nos outros o plantio era em fevereiro e a colheita em julho. Hassen Mohammed acrescenta que Gera "foi uma terra rica em mel" e observa que o mel de Gera tinha uma reputação de o melhor mel da Etiópia. Hassen enumera oito tipos de mel cultivados em Gera, o melhor é o Ebichaa ("dark" de mel), a partir do qual foi feito um hidromel conhecido como dadhi, a bebida da realeza e personalidades da região de Gibe.

De acordo com Trimingham, o reino teve sua maior prosperidade sob o rei Abba Magal, que havia sido convertido ao Islã, pelo rei Abba Jubir de Gumma em 1866, embora, segundo o Trimingham um certo número de seus súditos ainda professavam o cristianismo. O rei Gibe foi responsável por esta conversão: Trimingham atribui essa conquista à Abba Jubir de Gumma; Hassen Mohammed dá o crédito inicial de Abba Bagibo de Limmu-Ennarea, que se ofereceu para apoiar Abba Magal em sua luta pelo trono, Abba Magal permitiu que missionários muçulmanos entrassem em seu reino, e só mais tarde é que Abba Jubir influenciou na convenção de Magal.
Na morte do Rei Abba Magal, sua esposa Genne Fa atuou como regente de seu filho, ambos se tornaram prisioneiros de Jimma quando Gera foi conquistada por Dejazmach Besha Abua em 1887.

Fontes: Wikipédia / www.spiritus-temporis.com
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário