sexta-feira, 2 de abril de 2010

Zaghawa

Zaghawa é um grupo étnico que vive nas regiões a leste do Chade e oeste do Sudão, incluindo o Darfur sudanês.




História

Originários do nordeste do Chade, em 700 d.c., eram nômades que migraram para regiões do nordeste do lago Chade, em busca de regiões mais férteis, dominando outros povos habitantes destas regiões.

Neste mesmo ano formaram o Império Kanem que durou até 1387, sendo sucedido pelo Império Bornu.

Eles referiam-se a si próprios como povo Beri, enquanto que o nome Zaghawa lhes foi dado pelos povos árabes vizinhos e assim se tornaram mais conhecidos. Eles têm a sua própria língua, que é também chamada Zaghawa, e a raça de ovelhas que eles reúnem é chamada Zaghawa. São semi-nômades e obtêm grande parte do seu sustento através da criação de gado, ovelhas e camelos, e também da colheita de grãos selvagem.

Atualmente, não são muito dominantes no Sudão, são muito dominantes no Chade. O presidente Idriss Déby e vários ex-primeiros-ministros chadianos são de origem Zaghawa, assim como muitos outros membros do governo. São classificados como "africanos". Na época do Império de Kanem-Bornu no século XIII, eles foram convertidos ao Islã. Em Darfur, a Zaghawa são bem conhecidos para a sua piedade.

Durante os combates em Darfur, foram alvos de milícias árabes locais devido à sua herança étnica, e mais de 100 mil zaghawas se refugiaram no Chade.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário