sábado, 22 de maio de 2010

A participação africana no tráfico de escravos

O tráfico transatlântico de escravos desenvolveu-se em parte graças à participação dos próprios africanos




Apesar de o tráfico negreiro ser geralmente caracterizado como obra dos países europeus e americanos, os africanos também participaram ativamente dessa atividade. O tráfico exigia uma organização comercial complexa para a venda e o transporte dos escravos. Essa organização encontrava-se baseada nos três continentes do Atlântico. Na África ela concentrava-se nas mãos dos próprios africanos, que determinavam quem embarcava ou não para o Novo Mundo. Isso em nada diminui o envolvimento dos países europeus e americanos no tráfico de escravos, mas revela um lado pouco conhecido da participação africana nessa atividade.

Os africanos escravizavam-se uns aos outros por uma questão de identidade cultural. Ao contrário dos europeus, no princípio do tráfico negreiro, e ainda bem depois disso, os africanos não se reconheciam como africanos. Eles se identificavam de diversas maneiras, como pela sua família, clã, tribo, etnia, língua, religião, país ou Estado. Essa diversidade sugere uma sociedade bem mais complexa do que aquela a que estamos acostumados e designamos por “africana.” Pouco vale distingui-las neste momento. Contudo, deve-se atentar para essa diferença, uma vez que ela ajuda a entender a origem do tráfico de escravos e da escravidão africana no Novo Mundo.


Mercado árabe de escravos.

A escravidão foi uma instituição presente na maior parte do mundo. Na África, ela surgiu antes mesmo da era dos descobrimentos marítimos dos europeus. Desde a antiguidade clássica, escravos negros eram vendidos para os mercados da Europa e da Ásia através do Deserto do Saara, do Mar Vermelho e do Oceano Índico. Eles eram vendidos entre os egípcios, os romanos e os muçulmanos, mas há notícias de escravos negros vendidos em mercados ainda mais distantes, como a Pérsia e a China, onde eram recebidos como mercadorias exóticas. Na própria África, os africanos serviam como escravos em diversas funções, desde simples trabalhadores até comandantes ou altos funcionários de Estado. Portanto, tanto a escravidão como o comércio africano de escravos precederam à chegada dos europeus e à abertura do comércio marítimo com o Novo Mundo.




Com a colonização das Américas, um novo mercado surgiu para o comércio africano de escravos. As plantações de açúcar do Brasil e do Caribe expandiam progressivamente, demandando cada vez mais mão de obra. Contudo, as populações nativas do Novo Mundo, dizimadas em grande parte pelas doenças trazidas pelos europeus, mal podiam atender essa demanda. Os europeus, por outro lado, viam poucos motivos para trabalharem voluntariamente nas plantações de açúcar. As condições de trabalho eram geralmente precárias e pouco gratificantes, de maneira que mesmo prisioneiros ou indivíduos obrigados a um termo de trabalho raramente se sujeitavam a trabalhar nas plantações de açúcar do Novo Mundo. O problema da escassez de mão de obra foi solucionado com o tráfico transatlântico de escravos.

A escravidão na África serviu de base para o desenvolvimento do tráfico transatlântico de escravos. Inicialmente, os europeus organizaram expedições marítimas para capturar e transportar escravos pelo Atlântico. Contudo, os riscos e os custos dessas expedições eram muito altos em comparação aos ganhos. Por isso, decidiram por um método menos agressivo para a obtenção de escravos, adotando o comércio no lugar da força bruta. Os africanos responderam positivamente a essa decisão, uma vez que já estavam longamente familiarizados com o comércio de escravos. A abertura do comércio transatlântico com os europeus proporcionou aos africanos acesso a objetos que eles consideravam como de luxo, e não quinquilharias como geralmente se anuncia. Os africanos rarissimamente venderam escravos por bens de primeira necessidade. A maioria dos objetos importados pelos africanos consistia em bens supérfluos como panos asiáticos e europeus, bebidas alcoólicas, tabaco, armas de fogo, e pólvora.


Cavaleiros Mossi levando reféns.

Havia várias maneiras de um indivíduo se tornar escravo na África. O mais comum, e talvez mais eficiente, era a guerra. Guerras entre vizinhos geralmente produzia um número de indivíduos capturados que poderia ser facilmente vendido na costa como escravo. No entanto, as guerras eram um método de escravização caro, que somente sociedades centralizadas ou estatais poderiam sustentar. Outros métodos de escravização menos dispendiosos e abertos às sociedades africanas descentralizadas incluíam as razias, o endividamento, e o julgamento por crimes ou heresias. Finalmente, em tempos de carestia, havia ainda a possibilidade de escravização voluntária, na qual indivíduos livres entregavam-se à escravidão movidos pela fome, pelo abandono ou por outras ameaças.




O tráfico transatlântico consumiu mais escravos do que qualquer outro mercado da África. Contudo, a demanda por escravos do comércio transatlântico pouco alterou a maneira como os africanos concebiam a escravidão na África. Em geral, os africanos preferiam mulheres como escravas por dois motivos. Primeiro porque as mulheres eram responsáveis pelo trabalho agrícola na maioria das sociedades africanas, e segundo porque eles poderiam tomar essas mulheres por esposas, aumentando assim a sua família e a sua influência política na comunidade local. As crianças também eram consideradas escravos ideais pelos africanos, uma vez que poderiam ser facilmente assimiladas pela comunidade dos seus senhores. Ao contrário, os africanos procuravam se desfazer logo de escravos homens, que poderiam representar um perigo para a sociedade, especialmente em se tratando de soldados capturados em guerras. Nesse sentido, o tráfico transatlântico de escravos contribuiu para aliviar os senhores africanos desse tipo de escravo, já que as plantações do Novo Mundo demandavam mais homens do que mulheres e crianças como escravos.




O tráfico negreiro atuou diferentemente em várias partes da costa africana. Por isso, torna-se difícil de calcular o impacto dessa atividade no continente. Na Baía de Benin e na costa do Congo e Angola, onde o tráfico foi especialmente ativo, o seu impacto é geralmente associado à violência comercializada, a crises demográficas, e à expansão da escravidão na própria África. Em outras partes do continente, as consequências devem ter sido menos severas, apesar da economia externa africana viver hoje profundamente voltada para fora do continente. De toda maneira, o tráfico transatlântico de escravos foi uma atividade na qual os africanos atuaram tanto como vítimas quanto agentes. Talvez, o primeiro passo para se compreender a história dessa tragédia seja reconhecer que até pouco tempo a escravidão era aceita pela maior parte do mundo. Uma prova disso está na ocasião que ora se celebra. O 13 de Maio de 1888 representou o fim da escravidão no Brasil, o último pais a abolir a escravidão nas Américas, apenas cerca de dois séculos atrás. Portanto, seja entre europeus, seja entre africanos, havia poucos fatores que pudessem inibir o desenvolvimento do tráfico transatlântico de escravos.

Autor: Daniel B. Domingues da Silva
Extraído de www.conexaoprofessor.rj.gov.br

77 comentários:

  1. Adorei essa matéria Daniel
    sou negra, trabalho com as questões raciais, e conheço essa parte da história, mas é tão díficil os afro-brasileiros aceitarem essa realidade, é mais fácil culpar somente os europeus, mas sabemos que a viabilizar este comércio partiu dos próprios negro africanos, infelizmente! Não fomos propriamente roubados, fomos negociados pelo nossos irmãos!

    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acima do brasil só os maometanos foram os maiores escravagistas da historia e lá havia as castrações dos homens e nunca houve movimento abolicionista pois a religião legitima o direito de escravizar um Dhimi . Os reis africanos tão venerados aqui no brasil foram os principais responsáveis por esse escabroso e vil comercio e no Sudão exite até hoje .

      Excluir
    2. O mais triste e saber que essa realidade ainda existe em certos paises Africanos.

      Excluir
    3. É mêmo!
      A malária nos pretos e a malária dos brancos é bué diferente.
      Mas...o vírus é que é racista.

      Excluir
    4. o tipo de escravidão em africa era totalmente diferente aos dos europeus .como diz a cima em africa a escravidão n era como tração entre os africanos, mais sim por dividas , por vontade propia causa disto a fome e abandono, crimes cometidos, e batalhas perdidas entre tribos, ainda mais sabemos q pessoas da mesma tribo não se escravisavam a não ser por dividas e por vontades propias, fora disso os africanos so vendiam os outros africanos aos europeus escravos de outras tribos que foram capturados nas batalhas sabendo q a escravidão entre africanos não era tão activo era simplismente para trabalhos não muito esforçados como por exemplo: na agricultura tendo limites e para reforçar as tribos , agora a escravidão europeia era completa mente diferente incluia maus tratos, eram tratados como aniamis, os africanos eram para os eurpeus como se fossem ninguem no mundo, mã alimentação, desprezo, trabalho esforçados e muito mais por isso minha querida não pense que os africanos foram motivo desse tipo de escravidão que os europeus tiveram, pk era diferente.

      Excluir
    5. e fomos sim roubados porque os europeus depois destas coisas enganaram os africanos e as suas tribos escravisando todos

      Excluir
    6. Já ouviu falar no Bolo Haran?
      Fazem isso até hoje.

      Excluir
    7. Já ouviu falar no Bolo Haran?
      Fazem isso até hoje.

      Excluir
    8. Eu concordo Daniel com seu pensamento,a maneira deescravizaçção em africa era diferente, os escravos eram tidos como alguém da familia, ajudavam na agricultura, nas batalhas e afazeres do lar, alguns até após certo tempo era tido como o da família. Já a escravização no Novo mundo foi tratada de maneira diferente.Os negros eram considerados raça inferior a escoria e tratados da pior maneira possível, dessa maneira devemos entender que talvez os próprios africanos ao vender seus irmão tinham em mente que a escravidão no novo mundo seria igualmente a do Continente Africano.

      Excluir
    9. Vai dormir jovem, aceita que doi menos. A história está aí, quem conhece a africa sabe como ela é, os caras venderam mesmo o seu próprio povo a troco de riquezas e não queriam saber o que iriam acontecer, eram mercadoria primeiramente por eles próprio e depois pra várias nacoes do mundo. Abraços.

      Excluir
    10. Sempre querem jogar sobre os negros as desgraças que recaíram sobre eles (nós) com a escravização. Africanos não vendiam seus pares, a forma de escravidão era diferente.

      Excluir
    11. Tb gostei muito de entender melhor como funcionou isso.

      Excluir
    12. O fato dos negro terem vendido outros negroa, não justifica a história dos afrodescendentes no Brasil, afinal foram os europeus que enriqueceram por causa disso. Até hoje existem os " capitães do mato" que querem minimizar uma história tão triste de famílias separadas pela ganaganâ humana. Essa é a história do Brasil. Não podemos repeti-la nos dias de hoje. Por isso mesmo os movimentos sociais pro negros, mulheres, entre outros devem se fortalecer!!

      Excluir
    13. Pena que o essencial não fosse dito. A escravidão é claro houve em muitas épocas e sob muitos pretextos. O Tráfico com deslocação de populações a grande distância e como forma organizada de actividade comercial (uma industria de captura, uma rede de transporte e mercados locais de distribuição) é uma invenção muçulmana.
      Está dito. é essa a verdade

      Excluir
  2. só temos que lembrar que alguns estudos nos mostra o quanto era diferente a escravidão européia e a escravidão africana.Na africana a condição de escravo era reversível,e após sair da condição de escravo ,o indivíduo poderia elevar seu nivel social.O escravo não se tornava mercadoria,ferramenta visando lucro ,foi a escravidão mercantil européia que criou essa condição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do próprio texto, os africanos negociavam africanos. Como dizer que não eram mercadorias?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. ATÉ HJ EM ALGUMAS REGIÕES VENDEM ENTRE SINÃO VÃO PRA EUROPA, TEM ESCRAVOS LA DENTRO DA AFRICA E NUNCA CA VÃO DEIXAR DE SER, A FAMILIA VENDE, OU ALUGA

      Excluir
    4. Você nao leu o texto, nao conhece as guerras culturais que já existiam na África, de tribo escravizando, matando e vendendo seus rivais pra outras nações. Ta querendo vitimização, ou receber algum tipo de declaração de desculpas ?

      Excluir
    5. Ou seja, absolutamente nada deve relativizar ou desconstruir a narrativa da Luta de Classes. Caramba! Esse argumento da diferença entre as escravidões branca e negra desceu às raias do ridículo.

      Excluir
    6. PARA ALGUNS, O PRONCIPAL É A FALSA LUTA DE CLASSES.
      Averdade não interessa. O que interessa é o uso marxista da divisão entre negros e brancos com finalidade de dividi-los e imperar como uma nova classe aristocrática.
      A ARISTOCRACIA BUROCRÁTICA, CHAMADA DE SOCIALISMO. Na Rússia foi assim. Generais e políticos tomaram os palácios e viveram no luxo. À antiga aristocracia, a morte , ao povo
      A SOCIALIZAÇÃO DA POBREZA!
      SÓ OLHAR VENEZUELA HOJE!

      Excluir
  3. O FATO EH QUE SURGIA UMA NOVA LÓGICA MERCANTIL APARTIR DO SECULO XVI, E MUITOS AFRICANOS SE INSERIRAM NESSE COMERCIO INTERCONTINENTAL E TAMBEM LUCRARAM COM ISSO

    ResponderExcluir
  4. Enfim, uma matéria a respeito lúcida, esclarecedora e inteligente. Devia ser abordada nos meios de comunicação. Provocar debates. Todos foram culpados. A civilização atual só culpam os europeus. Esquecem que até o início do século XX Países Árabes comercializavam negros africanos. Aqui no Brasil, por conta de políticas públicas sociais, os historiadores, sistema educacional e governo jamais vão admitir a participação dos próprios africanos no tráfico negreiro, mesmo sabendo esse lado terrível da história negros contra negros. O tráfico dos negros foi pior do se imagina. Começou na própria cultura africana. Os que pertenciam às classes mais altas e tinham domínio comercial e influência social com os europeus e asiáticos eram quem decidiam quem seriam vendidos. Geralmente, derrotados de guerras tribais.

    ResponderExcluir
  5. Apenas não esquecendo de diferenciar AFRICANOS de NEGROS. Confusão comum!!

    Havia/há vários países de população não negra na africa, como os árabes que escravizaram muitos negros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom encontrar cérebros pensantes nesse mundo cada vez mais ignorante...

      Excluir
  6. Muito útil e interessante para debater em sala de aula... conhecer a Africa como grande potência continental que, entre outras razões, cometeu suicidio através do intenso tráfico de escravos para as américas... Gostei da imagem de hemorragia, que desmilinguiu a africa como está hoje...

    ResponderExcluir
  7. O verdadeiro inimigo da humanidade, não importando a sua cor, é a falta de democracia que é irmã gêmea do moderno capitalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tah. Teve muita democracia nas sociedades tribais africanas e nos países árabes que escravizavam. Eram todos capitalista. E a união soviética foi um exemplo de respeito a democracia e os direitos humanos.

      Excluir
    2. Vai morrer longe comuna. Porque todos os refugiados fogem para países capitalistas e nenhum para seus paraísos comunas? Tenha juízo.

      Excluir
  8. A escravidão foi a invenção mais terrível da humanidade, não importa qual seja a cor do escravizado já houve escravos brancos (Alemães) no império Romano. Em 10.000 anos de civilização a escravidão sempre esteve presente conosco, essa grande força só foi derrotada por outra,que agora esta grande, é o moderno capitalismo industrial que precisava de trabalhadores livres para poderem girar a economia, ele se tonou o pai da democracia, essa força esta em constante evolução e também ameaçada por forças contrárias como ditaduras: comunistas,fascistas,islâmicas, Bolivarianas... que tendem todas elas a nos escravizar. VIVA A DEMOCRACIA essa frágil ideia a sobreviver cercada de inimigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, ryva, mas o moderno capitalismo nunca foi pai da democracia. Pelo contrário, a escravidão foi substituída por ele, mas não pelo bem da humanidade, e sim como uma forma mais implícita de exploração dos trabalhadores. Hoje quem detêm força e poder de decisão nos rumos da organização social da humanidade são grandes "comerciantes da globalização", como banqueiros, multinacionais, e Estados do "Primeiro Mundo". E isso não me parece nada com democracia.

      Excluir
    2. Desculpa, ryva, mas o moderno capitalismo nunca foi pai da democracia. Pelo contrário, a escravidão foi substituída por ele, mas não pelo bem da humanidade, e sim como uma forma mais implícita de exploração dos trabalhadores. Hoje quem detêm força e poder de decisão nos rumos da organização social da humanidade são grandes "comerciantes da globalização", como banqueiros, multinacionais, e Estados do "Primeiro Mundo". E isso não me parece nada com democracia.

      Excluir
  9. O tráfico foi e é a causa de muitos negros espalhados pelo mundo todo, eis aí um dos benefícios, e como consequências a maioria dos países afetados pelo tráfico estão em subdesenvolvimento.

    ResponderExcluir
  10. eu gostaria muito de hoje ter alguma coisa dos meus antepssado para poder conhecer que triste!

    ResponderExcluir
  11. Antes dos europeus iniciarem o tráfico de escravos do continente africano, os árabes (escravizavam os africanos) praticavam-no de tal sorte que um dos preceitos do islão teve de acrescentar: tratar os escravos com alguma brandura.
    Os gregos, nas guerras inter-ilhas-cidades-estados, faziam escravos os vencidos, tudo is antes de Cristo. No Brasil, só no início do sécu. XX acabou a escravtura. Já era independente havia um ror de anos. O Índio brasileiro não era considerado ser humano, também no Brasil. Daí que não contasse para qualquer efeito de justiça e muito menos como cidadão. Isto, até meados do século XX. Actualmente em Àfrica há países, Mauritânia por exemplo que está instituída a escravatura. Na Nigéria também e mais outros países africanos que a praticam em pleno século XXI. Portanto façamos História e rota da escravatura com lisura e verdade.

    ResponderExcluir
  12. Muçulmanos africanos sempre escravizaram não muçulmanos, tais como animistas e cristãos, até o dia de hoje, principalmente no sudão. ler o livro , acho que de Kal May, ( não sei se escreve assim) um romancista alemão, sobre escravagismo africano. Estarrecedor, mas elucidativo.

    ResponderExcluir
  13. Ah! e quando os escravos brasileiros, já libertos eram devolvidos para a África, lá se tornavam em senhores feudais e escravizavam outros africanos da mesma maneira que a escravidão no Brasil! não é cor não, é maldade humana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Antonio. Esta é nossa essência. Agora só esta faltando nos acabarmos com este planeta de vez. Cor da pele é só uma casualidade. Mas fica uma heranca: o percentual de afrodescendentes nas classes mais "humildes" e bastante alto e permanecerá por muitos anos ainda. Não concordo com cota. Qual a diferença entre um Branco pobre e um preto ou "afrodescendente" pobre? No caso da cota sim, o ultimo será beneficiado exclusivamente pela cor da pele. Neste Brasil tem muito, mas muito mesmo, branco pobre tbm.

      Excluir
  14. Sim, no brasil teve esta mancha no passado, mas graças que durou pouco tempo e os negros africanos eram usados para plantar e colher como disse o texto, em contrapartida, os árabes, aqueles tuaregs, eram comerciantes diretos, como não tinham terras férteis, eles usavam muito o comércio para ganhar a vida e escravos eram vendidos em meio a tapetes e outras quinquilharias, sem contar que estes eram transportados a pé, milhares morreram atravessando o Saara e chegando no destino eram ainda castrados para servirem em haréns dos sheiks que possuíam várias esposas e também para não estuprarem outras mulheres de seu clã... Maomé mesmo era um mercador de escravos, ele era empregado de Kadijah, a rica viúva comerciante e ele até recebeu de ''presente'' um negro escravo que mais tarde adotou como filho, pois era um ''presente'', mas assim como o Brasil usou este método de escravidão, tão logo o aboliu, em contrapartida, a Arábia Saudita foi o último país no mundo a ''abolir'' a escravidão em 1962, mas segundo pesquisas como ''slavers in Qatar, Emirates, etc.. no Google, encontramos terríveis testemunhos de escravos ainda sendo usados na construção civil e na extração de petróleo lá por aquelas bandas do oriente médio.. estes africanos e até hindus são levados até de avião com promessas de uma ''vida melhor'', mas chegando lá tem seus passaportes retidos e são empilhados em albergues e separados, homens e mulheres.... o atual império saudita está sendo erguido com esta terrível prática onde estes escravos nem se suicidarem podem, devido a constante vigília de seus senhores de turbante em seus escritórios com ar condicionado.

    ResponderExcluir
  15. Que tal cobrar a dívida histórica dos povos africanos que ajudaram a escravizar seus irmãos de cor?

    ResponderExcluir
  16. E DIGO MAIS SOBRE JOAQUIM BARBOSA: o fato de UM detalhe dele não rebaixa em um milímetro, para mim, a IDONEIDADE FABULOSA E ÚNICA dele. E me cite UM SUPER HEROI ...cite-me qual temos?? ou qual tivemos?? Há 20 anos só elegemos os mais espertinhos, mais negociantes, e agora os MAIS ASSASSINOS...SÓ ISSO. E UM NEGRO COM TAL CONJUNTURA DE ADJETIVOS E PROVÉRBIOS E DECÊNCIA EU ELEJO O MEU HERÓI SIM, HERÓI QUE ENFRENTOU SOZINHO UMA CORJA DE BANDIDOS DO Supremo Tribunal Federal - STF CORJA DE BANDIDOS QUE SERVEM E DEFENDEM BANDIDOS Supremo Tribunal Federal - STF QUE O REBAIXARAM O HUMILHARAM COM SUTILEZAS E ELE FOI INCRÍVEL..... ELE PORIA ESTE PAÍS NOS TRILHOS. PODE TER CERTEXZA ABSOLUTA. MILITARES SÃO CAPANGAS DA DILMA E A MAIORIA ESTÁ DILACERADA POR COISAS INESCRUPULOSAS DE TODAS AS POLÍCIAS...E O GOVERNO. J.B. É JUIZ E ISTO O TORNARIA UM HERÓI DOS POBRES. E A CURA PARA ESTA POBREZA ESTUPRADA E EXPLORADA PELOS POLÍTICOS HÁ ANOS!! JUSTAMENTE PELA FALTA DE FORÇA E PODER DE AÇÃO QUE ELES TEM NA SOCIEDADE, GERALMENTE VIRANDO VÍTIMAS SIM, PELA COR, UM HORROR!!! POR ISSO MESMO ELEJO JOAQUIM BARBOSA, OUÇA ELE E SINTA O QUE EU SINTO. LAVE SUA ALMA OUVINDO AS PALAVRAS DELE SOBRE A JUSTIÇA....E A LEI E OS CULPADOS....OUÇAM-NO E DEPOIS O JULGUEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOAQUIM BARBOSA NÃO É ESTE HOMEM HONESTO
      QUE VC PENSA,JÁ LI ALGUMA COISA SOBRE ELE
      E SUA FILHA QUE NÃO GOSTEI NADA.

      Excluir
    2. Os heróis são subjetivos. Cada um elege ao seu gosto. O meu herói e minha heroína são meu pai e minha mãe. Deram-me a oportunidade de vir a este mundo. Agora se alguém acredita que uma pessoa chega a ministro do STF sem fazer seus conchavos, suas negociações de interesse, sempre pondo em "pratos limpos" sua honestidade, sua preocupação com o próximo e outras bondades, é aquilo que chamamos liberdade de consciência. Qualquer um pode acreditar em qualquer coisa, seja por vontade própria seja influenciado ou levado. Quanto mais gastamos um pouco de nossas horas nos instruindo, estudando, e nos tornando pessoas com maior conhecimento sobre as coisas e menos ócio mental, menos elegeremos heróis. Já adultos, nos heróis depositamos a grandeza e força que achamos não termos. Com relação a pessoa de Joaquim Barbosa, talvez te faça bem por algum motivo pensar assim, mas se vc se instruir em DIreito e Política só um pouquinho, vai concluir que ele esta a muitos anos-luz, para o lado negativo, da visão que tem dele.

      Excluir
    3. Os heróis são subjetivos. Cada um elege ao seu gosto. O meu herói e minha heroína são meu pai e minha mãe. Deram-me a oportunidade de vir a este mundo. Agora se alguém acredita que uma pessoa chega a ministro do STF sem fazer seus conchavos, suas negociações de interesse, sempre pondo em "pratos limpos" sua honestidade, sua preocupação com o próximo e outras bondades, é aquilo que chamamos liberdade de consciência. Qualquer um pode acreditar em qualquer coisa, seja por vontade própria seja influenciado ou levado. Quanto mais gastamos um pouco de nossas horas nos instruindo, estudando, e nos tornando pessoas com maior conhecimento sobre as coisas e menos ócio mental, menos elegeremos heróis. Já adultos, nos heróis depositamos a grandeza e força que achamos não termos. Com relação a pessoa de Joaquim Barbosa, talvez te faça bem por algum motivo pensar assim, mas se vc se instruir em DIreito e Política só um pouquinho, vai concluir que ele esta a muitos anos-luz, para o lado negativo, da visão que tem dele.

      Excluir
  17. POR QUE OS LIVROS DO MEC ESCONDE TUDO ISSO?
    SE EU ENSINAR ISSO EM SALA DE AULA,VOU SER
    EXPULSO? VÃO ME PROIBIR?

    ResponderExcluir
  18. EXCELENTE MATÉRIA..COLOCANDO TODOS NO MESMO PATAMAR DO ERRO.

    ResponderExcluir
  19. NÃO ACREDITO EM QUASE NADA QUE FOI ESCRITO POIS QUEM ESCREVEU A HISTÓRIA NÃO TEM A RAÇA NEM A COR DOS QUE FORAM VÍTIMAS, SEI BEM COMO AGEM AS PESSOAS, POIS ATÉ HOJE OS MESMOS HOMENS QUE USARAM DA IGREJA PARA DIZER QUE OS NEGROS NÃO TINHAM ALMA, SÃO OS QUE CONTROLA A MÍDIA E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, UM ALGOZ COVARDE SEMPRE TENTA COLOCARA A CULPA NA VÍTIMA ISSO É FATO, QUANDO VEJO ALGUMAS MULHERES BRANCAS AQUI DEFENDENDO O QUE FOI ESCRITO PENSO FAZENDO UMA ANALOGIA, SE UMA MULHER USAR SHORT CURTO MERECEM SER ESTUPRADAS? PENSEM... QUANDO UM HOMEM É PRESO A DEFESA DELE SEMPRE É FALAR QUE A CULPA FOI DA VÍTIMA NÃO ESTOU DIZENDO QUE O QUE ESTA ESCRITO NA MATÉRIA A CIMA É MENTIRA, MAS SEMPRE VEJO ESSAS MATÉRIAS COMO ALGO LEVIANO E TENDENCIOSO O DIA QUE UMA MATÉRIA DESSA FOR ESCRITA POR UM EX ESCRAVO E PROVADO QUE FOI POR QUEM VIVEU COMO VÍTIMA DE TAL ATROCIDADE AI EU ACREDITO MAS SEI QUE POVO NÓS SOMOS, POR ISSO SEMPRE VEJO E ANALISO ISSO COM UM PÉ ATRÁS AQUI É UMA PAÍS FORMADO POR COVARDES DESDE DE SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  20. o conhecimento é libertador! morria sem saber que os negros africanos tiveram participação ativa na expansão do trabalho escravo pro novo continente... parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  21. É chato pesquisar algo na internet e encontrar um texto bem escrito, mas que parece ter o desejo de revelar que os Africanos - que como você diz não se reconheciam assim, também traficavam, mas não dizer que isso tinha uma lógica no inicio que muda completamente com o surgimento da ciência e o apoio inicial da igreja. Essa lógica da escravização não está ligada a quem começou, mas um sistema que gerou o colonialismo e seu fantasma a colonialidade. Esta ultima presente ainda no seculo XXI sob o titulo de racismo e discriminação racial. É importante e crucial compreender que não há patamar de igualdade, pois os lucros não foram assim distribuídos e a própria Europa colonizou e se apropriou de muitos territórios de Africa. Ao dizer que os africanos não se reconheciam assim, se reconhece que essa nova categoria ganhou sentido com o tempo - com o tempo da escravização, com o tempo de opressão, com o tempo do ganho, com o tempo de apartheid, com o tempo de segregacionismos devido a cor. Inicialmente, também não havia uma relação de cor para escravizar, hoje há uma questão de cor para discriminar alguém perante uma sociedade ocidental ou ocidentalizada e assim segue a vida, a história situa e não justifica. Muita coisa dela passa completamente, mas trilhões de coisas dela fica.

    ResponderExcluir
  22. Dizer que os africanos não se reconheciam com africanos é um absurdo. Uma pessoa sabe sua cor e percebe que pertence a uma população com caracteristicas comuns. Negros entregar negros a brancos era de uma crueldade terrivel. A explicação para mim era que os portugueses praticamente obrigaram os africanos a vender escravos para eles sob pena de pessoalmente caçar negros perto do litoral e as tribos acabaram cedendo porque era a maneira de protegerem membros de sua tribo ás custas de elementos de outras tribos indefesas.

    ResponderExcluir
  23. Dizer que os africanos não se reconheciam com africanos é um absurdo. Uma pessoa sabe sua cor e percebe que pertence a uma população com caracteristicas comuns. Negros entregar negros a brancos era de uma crueldade terrivel. A explicação para mim era que os portugueses praticamente obrigaram os africanos a vender escravos para eles sob pena de pessoalmente caçar negros perto do litoral e as tribos acabaram cedendo porque era a maneira de protegerem membros de sua tribo ás custas de elementos de outras tribos indefesas.

    ResponderExcluir
  24. O RECONHECIMENTO COMO AFRICANO QUER DIZER SOBRE RESPEITO COMO SER HUMANO,MATÉRIA EXCELENTE QUE NOS MOSTRA AONDE REALMENTE COMEÇOU A COMERCIALIZAÇÃO DOS ESCRAVOS, POIS ATÉ O MOMENTO DA HISTÓRIA SÓ TÍNHAMOS A NARRATIVA DOS EUROPEUS SOBRE A ESCRAVIDÃO, EXCELENTE MATÉRIA E PARABÉNS A TODOS QUE ESTÃO COMENTANDO, POIS ESTA NOS ACRESCENTANDO UM CONHECIMENTO VASTO DE PENSAMENTOS E OPINIÕES, MAS ATÉ HOJE EXISTE A ESCRAVIDÃO POIS VEMOS SEMPRE MATÉRIAS DE TRABALHO ESCRAVO, AGORA PORÉM NÃO EXISTE SOMENTE OS NEGROS, OS APROVEITADORES ESTÃO ESCRAVIZANDO AQUELE QUE NÃO TEM COMO SE DEFENDER.

    ResponderExcluir
  25. Negros num pais como o Brasil não são vitimas por herança Cultural. Se estão ou nascem muito pobres em todos os sentidos o que devem fazer é meter o bumbum na cadeira e estudar, se formar, ser um medico, um dentista, ou buscar riqueza licita se é progresso material que quer. Se se sentem discriminados esta é a hora de provar. Façam como seus semelhante branco, que também nasce pobre, batalha e consegue. Ficar só reclamando e colocando a culpa no passado é muito feio. Mesmo para quem tem condições de estudar não é nada facil, porque a preguiça é uma comodidade prazerosa. Essa e a ignorância são nossos maiores adversários. Se vc trilhar o caminho do seu sucesso e batalhar por ele fatalmente conseguirá

    ResponderExcluir
  26. É de se lamentar certos comentários. Chegam a acusar a o autor do texto de ser leviano e tendencioso. As narrativas criadas nesse país atrapalham e muito o conhecimento histórico. Dizer que negros tiveram participação na escravidão não invalida os crimes cometidos pelos portugueses e outros povos europeus. Infelizmente eu como negro e que ama História não posso querer não aceita isso. Fatos são fatos! As pessoas, principalmente os negros precisam amadurecer e começarem a enxerga os fatos, não interessando as narrativas elaboradas. A escravidão é um mal humano. Não tem um povo ou etnia que não tenha sido escravizado ou tenha sido escravizador! Por favor pessoal, vamos parar de tentar negar os fatos. É duro e triste de aceitar que negros ajudaram a escravizar seus irmãos de cor, mas é claramente sabido isso. Olhar só para o homem branco ou desviar o ponto central do texto não vai mudar nada. Vamos analisar a História de maneira honesta!

    ResponderExcluir
  27. o texto mostra um lado pouco conhecido sobre a escravidao qual lado e esse ?

    ResponderExcluir
  28. porque os africanos escravisaram uns aos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque cada tribu era como um país diferente e rival. Viviam em guerra. Quem perdoa virava escravo. Mas Ser escravo não quer dizer ser negro. Vários Brancos foram escravizados mundo afora, inclusive vc e por negros. E aqui no Brasil foi a coroa portuguesa que escravizou. Já que éramos colônia de Portugal.

      Excluir
  29. porque os africanos foram usdos como mao de obra na america ja q na propria america havia povos q poderiam faze o trabalho ?

    ResponderExcluir
  30. oq os africanos recebiam em troca dos escravos q vendiam ?

    ResponderExcluir
  31. como um individuo se tornava escravo da africa

    ResponderExcluir
  32. Inicialmente os proprios europeus capturavam os africanos depois isso mudou como e pq isso ?

    ResponderExcluir
  33. qual sua opiniao sobbre a escravidao de seres humanos por seus semelhantes ?

    ResponderExcluir
  34. De facto a história foi bem contada, temos a ideia de que foram os Europeus que nos maltratavam e nos vendiam, mas afinal nós africanos também vendiamos o nosso próprio irmão e o escravisavamos, quando deviamos arranjar formas de combater esse mal que se chama escravidam. Tem um ditado que diz "Negro Fatiga o próprio negro", afinal isso é antigo e acontece até nos dias actuais.

    ResponderExcluir
  35. E os Portugueses é que sempre foram os culpados, pelo tráfico de escravos......

    ResponderExcluir
  36. Está história não tem fundamento e não tem argumentos, muito vaga,pelas fotos vejo o povo árabe caçabdo fazendeiros do centro da África, por conta da invasão árabe na Áfricaclaro que os que tonham religião de cunho africano sofria nas mãos dos árabes mulçumanos, principalmente aqueles que não aceitavam a religião mulçumana.
    Não se tem fonte segura destas informações, documentos ou mesmo declarações, apenas especulacoes.

    ResponderExcluir
  37. Como Brasileiro, não sou branco ou negro, porém não posso permitir que minha parte negra, continue a ser escravisado por um lado político, a escravidão e e sempre foi uma questão cultural de nossos ancestrais, e permanece até hoje, continua sendo praticada na AfrcaÁ, (Boco Garantia etc) como não concordo com esta prática, é contra ela que devemos lutar e não continuar a ser escravo de A ou B.

    ResponderExcluir
  38. É da cultura. Gosto da escravidão grega por dívida por exemplo. Fica servindo ao credor por um período, mas não pode ser humilhado ou xingado. Deve ser respeitado. Não é legal.

    ResponderExcluir
  39. DEPOIS DESTA MATÉRIA, PASSEI A ENTENDER O RACISMO NA PRÓPRIA ÁFRICA.
    RACISMO ECONÔMICO.
    Um amigo meu morou muitos anos na África, trabalhando para Odebrecht.
    Um brasileiro colega dele, moreno, tentava a todo custo se aproximar dos colegas negros na África. Ele, branco como europeu, se relacionava sem problemas com os negros trabalhadores e o povão em Angola. Reclamou com ele, o brasileiro branco, que não sabia porque era repelido pelos africanos, já que era negro também.
    Este amigo branco perguntou ao africanos porque discriminação seu colega brasileiro negro?
    Sabe o que responderam?
    Não dê bola para ele! É escravo!
    Ou seja, parece que já havia a diferenciação social entre escravos e não escravos na própria África...
    No documentário da Tv Cultura, NA ROTA DOS ORIXÁS, mostra o preconceito da família negra AJUDÁ,descendente de Chacha, ou o baiano Francisco Félix de Souza, o CHACHA, maior exportador de escravos do mundo,com os africanos nativos do Benin. Ainda hj se consideram brasileiros, não Daomeano. Um grau acima dos nativos do Benin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que povinho racista!A Africa é uma vergonha!

      Excluir
  40. Estoy aquí para compartir mi testimonio de lo que una buena compañía de préstamos de confianza hizo por mí. Mi nombre es Nikita Tanya, de Rusia y soy una madre encantadora de 3 niños. Perdí mis fondos al tratar de obtener un préstamo, fue tan difícil para mí y para mis hijos, me conecté en línea para buscar ayuda con el préstamo. perdí hasta un día fiel cuando conocí a una amiga mía que recientemente obtuvo un préstamo del Servicio de Financiación de Le_Meridian. Me presentó a esta honesta compañía de préstamos que me ayudó a obtener un préstamo dentro de 5 días hábiles, siempre estaré agradecido con el Sr. Benjamin, por ayudarme a volver a estar de pie. Puede ponerse en contacto con el Sr. Benjamin por correo electrónico: lfdsloans@lemeridianfds.com, no saben que estoy haciendo esto por ellos, pero solo tengo que hacerlo porque hay muchas personas que necesitan ayuda con un préstamo, por favor venga a esta compañía y sea salvo. WhatsApp :( 1 989-394-3740)

    ResponderExcluir
  41. O continente africano é uma vergonha,escraviza o seu próprio povo!A militância negra toda orgulhosa de ter saído da África.O racismo no brasil começou por culpa dos africanos

    ResponderExcluir
  42. O próprio herói nacional, zumbi, teve seus escravos, e aí do irmão negro que deixava de cumprir uma ordem dele. Muitos foram mortos por tentar fugir dele. A verdadeira história é mais triste do que as contadas nos nossos livros básicos de história, pois o próprio "irmão" vendia o outro. Alguém já se indagou como seria a história da escravização africana, se ao invés de um negro vender o outro, se unissem para se tornar mais fortes? Pois é, temos nossa culpa neste triste ocorrido.

    ResponderExcluir