segunda-feira, 17 de maio de 2010

Civilização São

A Civilização São floresceu do século 6 até o século 15. No território que viria a ser parte de Camarões e Chade.

Eles foram o primeiro povo a ter deixado vestígios claros de sua presença no território do moderno Camarões. Pouco se sabe sobre sua história, sociedade e cultura.

Origens

O historiador Victor Fanso aponta três principais origens para a Civilização São baseadas na tradição oral e em teorias arqueológicas.

Uma teoria sustenta que eles eram descendentes dos hicsos, que conquistaram o Egito Antigo. Eles se mudaram para o sul do Nilo sob a pressão dos invasores árabes. De acordo com o Dierk Lange os São teriam imigrado do antigo Oriente Próximo, em conseqüência da queda do Império Assírio no final do século VII aC. Outra teoria coloca a sua origem no oásis Bilma ao norte de Lago Chade. Os defensores da idéia, muitas vezes propõem uma origem na cultura Nilotica. Uma terceira teoria diz que suas origens estão no sul da bacia do lago Chade.

Apogeu e declínio

A civilização São pode ter iniciado entre os séculos 5 A.D e 6 D.C, possivelmente ao sul do lago Chade e do rio Chari. O primeiro centro populacional importante da civilização foi a leste do lago Chade, de onde seguiu para oeste e sul. A civilização atingiu seu apogeu em algum momento entre os séculos 9 e 15.

O desaparecimento pode ter acontecido devido a conquista, assimilação ou ambos. Embora algumas estimativas dizem que a cultura durou até o século 15, a opinião da maioria é que eles deixaram de existir como uma cultura separada em algum momento do século 10. No século 9 foram constantemente atacados ao sul pelo Império Kanem e no século 10 podem ter sido conquistados. O reino Kotoko também surgiu nessa época no território anteriormente ocupado pelos São. No entanto, as histórias tradicionais contam que a civilização caiu perante os "brancos" do leste. Esses invasores fizeram várias tentativas frustradas até finalmente os conquistarem. Se for verdade, os invasores podem ter sido árabes ou beduínos que mudaram-se para a região por volta de 1045.

Cultura

Pouco se sabe sobre sua cultura e organização política: Eles não deixaram registros escritos e são conhecidas apenas através de achados arqueológicos e história oral dos povos que vivem em seu território. Artefatos mostram que eles trabalharam com bronze, cobre e ferro. Os achados incluem esculturas em bronze de figuras de animais e humanos, moedas, urnas funerárias, utensílios domésticos, jóias, cerâmica altamente condecorada e lanças. Os maiores achados arqueológicos foram feitos no sul do lago Chade. Arqueólogos Lebeuf JF e A. Masson-DETOURBET sugerem que a civilização São pode ter sido o elo entre as civilizações avançadas dos rios Nilo e Níger.

Grupos étnicos na bacia do Lago Chade, como os Buduma, Gamergu, kanembu, Kotoko, Musgum e Logone Birni, alegam serem descendentes dos São.

A história oral acrescentou mais detalhes sobre o povo: Os São eram constituídos de vários clãs patrilineares que foram unidos em um governo único, com uma língua, raça e religião. Eles eram guerreiros valentes que lutaram e conquistaram seus vizinhos.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

2 comentários:

  1. muito bom saber um pouco mais sobre outras culturas
    mais distanres de nós,com outras culturas e crenças

    "sivilização São"

    ResponderExcluir