sábado, 22 de maio de 2010

Efiks

Os Efiks são um ramo do povo Ibibio, que no início dos anos 1600 migraram descendo o Rio Cross, e fundaram numerosos assentamentos na área (Creek Town-Duke Town) Calabar (agora em Cross River (estado), Nigéria), e do outro lado do rio, em Camarões. Esta área da Nigéria é agora conhecida como Calabar, e não deve ser confundida com Kalabari (às vezes 'New Calabar'), no Rivers (estado), 160 quilómetros a oeste.




Embora sua economia tenha sido inicialmente baseada na pesca, a área desenvolveu rapidamente em um grande centro comercial, e manteve-se muito bem no início de 1900. Mercadorias vindas da Europa foram trocadas por escravos, óleo de palma e de outros produtos de palmeiras. Os reis Efik recolhiam um imposto comercial chamado 'comey de atracagem dos navios' até que os britânicos o substituíram por 'comey subsídios'.




Os efik estavam no meio entre os homens brancos comerciantes da costa e tribos do interior das ilhas do rio Cross e distrito de Calabar. As missões cristãs inicialmente estiveram trabalhando entre os Efiks em meados do século 19. Mesmo em 1900, muitos dos nativos foram bem educados, professavam cristianismo e vestidos na moda europeia.


Grupos etno-linguísticos, na Nigéria. Efik-Ibibio na cor vinho.

Os efiks estão relacionados com os Annang, os Ibibio, Oron e Eket povos com ancestrais comuns.
Um poderoso vínculo de união entre os efik, e que lhes confere uma considerável influência sobre outras tribos, é a sociedade secreta conhecida como o Ekpe, o inventor da Nsibidi, e antiga Escrita Africana.

Em 1884 os reis e chefes efiks colocaram-se sob a proteção britânica. Esses tratados e direitos econômicos territoriais serventes, estão documentados no CAP 23 de Leis do Leste da Nigéria, com o título 'Comey subsidies law'.

Fonte: Wikipédia

2 comentários: