sábado, 22 de maio de 2010

Banda

Banda é um Grupo étnico da República Centro-Africana, alguns dos quais ainda vivem na República Democrática do Congo e Camarões e possivelmente no Sudão.

Os Bandas falam uma língua do subgrupo Adamawa-Ubangi da família de línguas Níger-Congo que está relacionada com a dos seus vizinhos Baya e Ngbandi

O número de Bandas era cerca de 1300000 na virada do século 21. Os Bandas observam patriarcal ascendência e vivem em aldeias dispersas de propriedade no âmbito de governo local de um chefe.

Banda rural aumentou milho (cereais), mandioca, amendoim, batata doce, e tabaco. Homens caçam e pescam, e as mulheres recolhem alimentos selvagens e cultivam culturas. Os artesãos Banda produzem esculturas de madeira e objetos utilitários ritual, pois eles são mais conhecidos por sua grande Slit drum ou tambor de fenda esculpidos em forma de animais.

Não tinham governo quando encontrados pelos primeiros Europeus, os Banda selecionam chefes de guerra apenas em épocas de crise, após o qual os guerreiros são alienados do seu poder. Graus de idade e iniciações chamada semali garantiu unidade intergrupos em tempo de guerra. Casamento tradicionalmente são exigidos bridewealth, muitas vezes em implementos de ferro. A poligamia, que continua ainda a ser praticada, tem vindo a diminuir com o aumento de uma economia baseada no dinheiro.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário