terça-feira, 15 de junho de 2010

Dobrando o Cabo da Boa Esperança

Considerada a esquina do mundo, a península é passeio imperdível na África do Sul




O Cabo da Boa Esperança é conhecido por representar o extremo sul do continente africano e por ser o ponto de encontro entre os oceanos Atlântico e Índico. Na realidade, ele não é nenhuma dessas duas coisas. Mas isso não diminui nem um pouco a sua magia.

O encanto começa já no trajeto de 60 quilômetros entre a Cidade do Cabo e o cabo propriamente dito. Para começar, a mão da estrada é pela esquerda como na Inglaterra, e o motorista senta-se do lado direito. No percurso sinuoso da Chapman's (estrada), belas casas de veraneio e mirantes excelentes para se fazer um piquenique. Lá embaixo, no fundo da encosta, as praias mais lindas da África do Sul.

Para ter a melhor vista do Cabo da Boa Esperança suba a montanha Cape Point de bondinho ou de escada. Lá no alto o vento é tão forte que é preciso se concentrar para não deixar as fotos tremidas. De lá, é possível ainda caminhar por uma trilha e chegar até a ponta da península.

Verdadeira aula de história

A rica história da Cidade do Cabo é também a causa de sua eclética cultura. A região, descoberta por portugueses, recebeu holandeses que ali construíram a cidade que, mais tarde, foi ocupada ingleses. O resultado dessa mistura foi a transformação de toda a área em um caldeirão de línguas e costumes.

E se hoje o cabo é da Boa Esperança, saiba que não foi sempre assim.

Em 1488, o famoso navegador português Bartolomeu Dias foi o primeiro a transpor a península, castigada por muitos ventos e ondas fortes. Depois de enfrentar quase 15 dias de tempestade na região, Dias batizou-a de Cabo das Tormentas. Mas o rei português Dom João II, rebatizou o pontal como Cabo da Boa Esperança, já que, uma vez ultrapassado, ele levava à rota das Índias.

Só para matar sua curiosidade, saiba que bem pertinho dali fica o Cabo das Agulhas, local que é, de fato, o ponto mais ao sul da África do Sul e o verdadeiro encontro dos oceanos Atlântico e Índico.

.:: Grupo Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário