sábado, 22 de maio de 2010

Bakongos

Os Bakongos (também Bacongos) são um grupo étnico banto que vive ao longo da costa atlântica de África, desde Pointe-Noire (Brazzaville) até Luanda. São o terceiro maior grupo étnico que vive em Angola.




História

Os Bakongos, cuja língua é o o kikongo, vivem principalmente no noroeste angolano, mais precisamente nas províncias do Zaire, Uíge e Cabinda, aparecendo também no Congo e na República Democrática do Congo.


Contato entre Bakongos e Portugueses.

Em meados do século XIII, ocupavam o vale do rio Congo e formaram o reino do Kongo que até à chegada dos portugueses, no fim do século XV, era um reino forte e unificado, a capital M´banza Kongo, ficava na actual província angolana do Zaire. O reino do Kongo ficou bastante enfraquecido pelos ataques portugueses no século XVII, acabando por desaparecer na totalidade.

Durante a guerra colonial, muitos Bakongos fugiram para o então Zaire, levando a que esta etnia diminui-se consideravelmente em solo angolano, no entanto após a independência de Angola, muitos refugiados retornaram ao solo angolano, mas nunca se chegou a atingir os valores de 1960, em que os Bakongos representavam 13,5% da população angolana, contra os atuais 8,5%.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. este mundo é mesmo fascinante com Histórias dos nossos ansestrais! Para existir o presente é preciso que haja o passado, com passado constroi-se o presente, e com o presente projecta-se o futuro...

    ResponderExcluir