quarta-feira, 28 de abril de 2010

Reino Ijebu

O Reino Ijebu, Jebu ou Geebu foi um estado pré-colonial da Nigéria.

Origem

Foi fundado por volta do século XV. Segundo a lenda, a sua dinastia foi fundada por Obanta de Ile-Ife. Estudiosos de hoje também identificaram a influência do Império de Benin na arte da corte e ritual de Ijebu.

Organização

O reino foi um dos mais desenvolvidos na região, com um governo complexo e altamente organizado. A capital estava em Ijebu Ode, onde o Awujale tinha o seu palácio. Governando junto com o Awujale estava o Osugbo (conhecido como o Ogboni em outras partes da Nigéria), um conselho de todos os homens nascidos livres que atuavam como juízes do reino. O Osugbo foi dividido em seis grupos com base na hierarquia, sendo o iwarefa o, cujo líder designado como Oliwa era a segunda figura mais poderosa na nação. O Olisa era tão poderoso que poderia ser descrito como o prefeito de Ijebu Ode. Como muitas sociedades Africanas, Ijebu também foi dividida em três fileiras de idade e nestes grupos, cada um tinha seus próprios líderes.

Apogeu

O estado cresceu em poder nos séculos XVIII e XIX, principalmente devido à sua importante posição nas rotas comerciais entre Lagos e Ibadan. O reino impôs limites sobre o comércio insistindo que todo o comércio com a região fosse conduzido por comerciantes Ijebu. O monopólio trouxe grande riqueza para o reino.

Decadência

Apesar de sua riqueza o reino caiu em um conflito interno no final do século XIX. O reino não era militarmente forte confiando a área militar a mercenários. Esses estrangeiros desestabilizaram ainda mais o reino.

Domínio Britânico

Em 1892, em resposta às suas barreiras ao comércio os britânicos atacaram Ijebu. Os britânicos foram bem sucedidos e ocuparam a capital, e queimaram a sala de reuniões do Osugbo.

Depois de vários anos de ocupação da capital por tropas britânicas o reino foi anexado à colônia do sul da Nigéria.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário