sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sudão Central – As cidades-estado hauças

São pouco conhecidas as origens das cidades-estado de hauças. Possivelmente existiram, durante os séculos XVI e XVII, documentos relativos há este tempo, escrito em árabe, a revolução islâmica de Osman dan fódio, sem dúvida encarregou de destruir.


Arquitetura hauça de Kano, Nigéria.

Procurava-se destruir dados do passado infiel dos hauças e das antigas linhagens dominantes. A tradição oral refere-se a uma cidade-mãe, Daúra, que teria dado origem às “sete cidades históricas”: Kano, Zaira, Gobir, Katsena, Rano, Biran e Daúra, teriam surgido no século XI. No início era apenas uma simples cheferia. Com os anos, os hauças teriam ocupado parcelas da região, dando origem à expansão que levou às diversas cidades-estado independentes registradas pela história. Esta radiação cultural atingiu os próprios reinos iorubas, muito influenciados pela civilização hauça. A organização social de hauça era profundamente urbanizada e particular, nela morava a nobreza, o letrados islamizados, os artesãos e alcançou grande importância econômica. Em contato com o Sudão ocidental as pequenas cheferias hauças evoluíram até a situação de cidades-estado. Kano já praticava o escambo da cola guineense com o sal dos mercadores do deserto, foram os próprios mercadores e missionários mandingas que introduziram na hauçalândia o islamismo, se bem que ele ficasse restrito à aristocracia.

Os artesãos continuaram praticando os cultos africanos, os camponeses exerciam às antigas crenças africanas mais ligadas ao cultivo da terra.


Mapa mostrando a África Ocidental, entre os séculos
11 e 16. Localização dos estados hausas no século 16.

O Apogeu da civilização hauça ocorreu nos tempos do império Songai e, sobretudo, com sua decadência.

As relações entre o Sudão ocidental e a Central nem sempre foram pacíficas. As cidades-estado da Hauçalândia eram presas cobiçadas. O Áskia Mohammed, por exemplo, combateu diversas cidades-estado visando impor-lhe tributos. Os refinados produtos da civilização hauçá eram muito apreciados, somente a definitiva partilha da África entre as potências colônias pois a fim à atividade comercial.

O expansionismo europeu também foi sentido na civilização hauça, a crise dos impérios comerciais, o retrocesso mercantil islâmico e a emergência do tráfico negreiro como essencial atividade mercantil levaram, nos fins do Século XVIII, a sociedade hauça a uma profunda crise econômica e social. A Aristocracia dos Sarkis procurou resolver suas dificuldades aumentando a pressão que exercia sobre a população plebéia e ligando-se mais intimamente ao comércio negreiro colonial.

Começava assim, um período de conflitos, crises e disputas dinásticas, de revolta nas províncias e de inquietação generalizada. Foi ai que aconteceu um dos períodos mais intenso momento de suas história: A revolução de Osman dan Fódio. O Estado hauças não foram jamais formações guerreiras. Eles viviam voltados para a produção artesanal e para o comércio, que fazia deles um destaque comercial na época. Os hauças tinham seus bairros estrangeiros, mestiços com a população Songai, com os tuaregues e peuls. Os peuls surgem na história do Sudão como um povo de pastores animistas de pouco expressão econômica, depois com o mercantilismo, enriqueceu-se.

Osman Dan Fódio nasceu em Gobir, no seio de uma família de letrados peuls originários do Senegal, no ano de l754. Eram em parte animistas e em parte muçulmanos. Osman estudou com fervor, no estrangeiro, os preceitos religiosos do Islamismo. Voltou mais tarde em sua terra para desmentir o ditado que diz que ninguém é profeta e sua terra: foi reconhecido como homem santo e culto. Diversos Peuls e hauçás começaram a procurá-lo para seguir suas lições. Em 1804, Osman foi obrigado a fugir devido à ameaça de prisão feita pelo sarkis de seu distrito. É bom lembrar que o poder islâmico e o poder político caminham juntos. Osman era contra a pobreza, destratos dos cativos, ia contra a escravidão dos crentes, pregava um islã verdadeiro...

Consolidou um movimento renovador e seus seguidores arrasaram a antiga aristocracia hauça e a substituiu por uma nova, de origem peul, que conservou a organização social e reorganizou as cidades-estado em emirados e sultanados.


A África Ocidental, entre os séculos 17 e 19.
Localização do Reino Fulani no século 19.

O Movimento islâmico teve vitória total em l811 com suas tropas. Um jovem irmão de Osman ficou responsável pela parte ocidental do novo reino. Osman desde l809 abandonara a política e dedicou-se à religião. O reino cresceu, envolveu os reinos de Nupe, Oio, etc., foi ai que o reino de Oio encontrou seu fim, foram embarcados os primeiros, do centro do país ioruba, para servirem como escravos nas Américas.

Os seguidores de Osman esqueceram que eram contra a escravidão e declaram guerra santa aos hauças não islâmicos. Fugindo disso muitos se converteram ao Islamismo até sem vontade.

.:: Prefeitura de Barra Mansa

14 comentários:

  1. Olá, gostaria de elogiar seu trabalho. É difícil encontrar alguns povos africanos na net e você conseguiu com maestria. Legal!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O século ta errado tem que ser em letrinha porr*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Letrinha" é algarismo Romano, e não, não é errado escrever o século em algarismos arábicos, attwhore.

      Excluir
  4. Qual a relação entre os haúças e o declínio do império songai?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria ter mais informações sobre as cheferias

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM APRENDE MUITO COM ESTA AULA

    ResponderExcluir
  7. Nao oq caralho, sim porra

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de parabenizar, seu trabalho é incrível resgatando histórias tão importantes que infelizmente são esquecidas...

    ResponderExcluir