sábado, 12 de dezembro de 2009

A África Centro-Oriental (Os Moçambiques)

O tráfico negreiro moçambicano em direção ao Brasil, pouco ativo nos primeiros tempos devido à distância das costas orientais da África dos portos brasileiros, um tumbeiro podia levar dois meses nesta travessia. Em l8l5 a Inglaterra impôs a Portugal a proibição do trafico negreiro ao norte do equador, ai Moçambique teve uma importância maior neste nefasto comércio.




A nacionalidade moçambicana de milhares de cativos transportados para as Américas não deve motivar falsas interpretações.

Estes africanos, geralmente “exportados” através da ilha de Moçambique, dela tomavam o sobrenome, eram trazidos dos mais diversos pontos da África Centro-Oriental e Meridional. A ilha de Moçambique, no extremo norte dos atuais territórios da República Popular de Moçambique, era então a capital dos estabelecimentos da África Oriental. As regiões eram diversas, Quizungo, das fronteiras às ilhas de Angoche, da Ilha e costa Zanzibar, e Quiloa, Mambaça, Melinde e até do Cabo de Guardafui.

Portanto, sob uma denominação que lembrava o porto em que haviam sido embarcados (Moçambique), foram introduzidos nas Américas milhares de africanos originários de distintos pontos e culturas da África Meridional e Centro-Oriental. Algumas destas civilizações tinham alcançado alto grau de desenvolvimento quando foram tomadas pelo deslocamento do advento escravista.

.:: Prefeitura de Barra Mansa


Leia também!

► O Ouro da África Oriental

► A África Portuguesa

Um comentário:

  1. Este talvez seja um dos blogs mais interessantes da net. estou fazendo um trabalho na facul, sobre a África Centro oriental. Esta leitura vai me ajudar muito a contar sobre moçambique.
    A história da África sempre muito interessante!

    ResponderExcluir