quinta-feira, 10 de junho de 2010

Zimbábue: da Independência à herança da segregação

"Há 30 anos o Zimbábue era um paraíso, um país próspero, com futuro. Veja agora", explica uma descendente holandesa, Anne K.




A antiga Rodésia do Sul - que Ian Smith tornou independente em 1965, criticada pelo mundo todo pela discriminação racial - é uma terra açoitada pela Aids (expectativa média de vida de 37 anos), pobre, devastada, com uma inflação anual que no ano passado chegou oficialmente a 4.500%, embora especialistas afirmem que ela já chegou a aproximadamente 15.000% e um índice de desemprego de 85%.

O país vive imerso na pior crise desde sua independência, em 1980, abalada pelo naufrágio da economia baseada na agricultura depois da desapropriação forçada das terras de centenas de agricultores brancos ordenada pelo governo em 2000. Na África do Sul há 50 mil agricultores brancos, no Zimbábue havia 4 mil.

O nome de Robert Mugabe - no poder desde 1987 - causa arrepios e muitos sul-africanos acreditam que sua insistência em continuar na presidência aos 83 anos acabará com o Zimbábue.

Em 26 de junho de 2007, Mugabe ordenou que os preços dos alimentos e serviços fossem reduzidos pela metade. Os que não cumpriram a exigência foram presos, desde diretores de empresas até vendedores de rua. Já são 7.600 à espera de julgamento. A medida levou ao fechamento das lojas, pois os comerciantes afirmam que não podem vender seus produtos por menos do que pagaram por eles.

.:: Blog História Vermelha

Um comentário: